Santa Tereza do Oeste recebe 2º Dia de Campo de SPDH 27/03/2023 - 13:51

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) realiza nesta quinta-feira (30) o 2º Dia de Campo de SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças) no Polo de Pesquisa e Inovação de Santa Tereza do Oeste. Com abertura prevista para às 13h e encerramento para 17h, o evento é gratuito e voltado aos técnicos, estudantes e produtores.

Fruto de uma parceria entre o IDR-Paraná e a Itaipu Binacional, através do Programa AISA (Ação Integrada de Solo e Água), a ideia é apresentar os resultados de pesquisa coletados pelo Instituto e fomentar a prática de SPDH na Região Oeste do Paraná. O SPDH é um sistema que garante uma agricultura mais sustentável, com preservação do solo e maior produtividade.

A programação conta com orientações sobre:

• Plantas de Cobertura de Verão, pela Dra. Josiane dos Santos e a Dra. Thaisa Capato, do IDR-Paraná.
  • Mudas de Hortaliças em SPDH, pela Dra. Ellen Hojo, da FAG (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz)
  • Fertilidade e Nutrição de Plantas em SPDH, pelo Dr. Erivan Marreiros, do IDR-Paraná
  • Manejo Mecânico de Plantas de cobertura, pelo Dr. Flávio Gurgaz, da Unioeste

Sobre o programa AISA - O uso da tecnologia a favor da conservação do Solo e da Água. Esse é o grande desafio do Programa AISA. Uma parceria entre a Itaipu Binacional, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) e Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

Com 16 projetos de Pesquisa e Transferência de Tecnologias e um de Gestão da Informação o Programa abrange 228 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, na área de contribuição do reservatório de ITAIPU, território de importância nacional na produção de energia hidrelétrica e na produção agropecuária.

Objetivos do Programa AISA:

• apoiar a inovação científica
  • validar e transferir tecnologias sustentáveis sob a ótica agronômica, zootécnica, silvopastoril, ambiental, econômica e social para o agronegócio e para a agricultura familiar
  • consolidar uma ação interinstitucional e multidisciplinar voltada à segurança hídrica e à conservação dos recursos naturais solos e água
  • contribuir com a formação e com a qualificação de recursos humanos
  • subsidiar cientificamente a elaboração de políticas públicas

2º Dia de Campo de SPDH

Data: Quinta-feira – 30/03