Seab contempla mais cinco municípios do Oeste do Paraná com máquinas da linha amarela 16/01/2026 - 17:53
Com uma agenda intensa, nesta sexta-feira (16), o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, fez a entrega de maquinários da linha amarela para mais cinco municípios no Oeste do Paraná. Foram contemplados Serranópolis do Iguaçu, Braganey, Corbélia, Jesuítas e Formosa do Oeste, que receberam caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras, escavadeiras, rolos compactadores e pás carregadeiras. “Por meio do programa Estrada Boa, investimos R$1,6 bilhão na compra de máquinas para melhorar as estradas rurais do Paraná. Porque o agricultor precisa de muita coisa: seguro agrícola, extensão rural, segurança técnica – mas tem uma coisa que o produtor precisa todo dia, que é a estrada”, destacou Marcio Nunes. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, também participou desses eventos.
O programa Estrada Boa – lançado pelo Governo do Estado e coordenado pela Seab – prevê investimentos em pavimentação e maquinários que beneficiam 397 municípios do Paraná e mais oito consórcios. Um dos eixos do programa é justamente a entrega desses equipamentos, com um investimento de até R$ 3,7 milhões para cada prefeitura adquirir as máquinas, de acordo com as necessidades de sua região.
Com as estradas rurais em melhores condições será possível incrementar o escoamento da produção agrícola – o que impacta na rentabilidade do agronegócio – e facilitar a mobilidade das pessoas que vivem no campo. “Além da adequação das estradas, essas máquinas podem ser usadas em trabalhos de apoio ao produtor, como terraplanagem e conservação do solo, dentro das propriedades rurais”, explicou o secretário.
No dia anterior, a entrega de maquinários da linha amarela pela Seab foi realizada nos municípios de Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste.
ESTRADA BOA – Durante a visita aos municípios do Oeste do Paraná o secretário atentou para a importância do programa Estrada Boa no contexto do agronegócio e da valorização do produtor rural paranaense. “Vocês sabem o que são 380 trechos de estradas rurais sendo feitas ao mesmo tempo? Significa que este é o maior programa do mundo; não tem mais nenhum outro país asfaltando 380 trechos de estrada rural. Porque o Paraná é o supermercado do mundo, o lugar que mais produz por metro quadrado no mundo, o Estado mais sustentável do país, o maior produtor de proteína animal do Brasil e esse programa demonstra o nosso respeito com o produtor rural”, ressaltou Marcio Nunes.
O programa trabalha em três eixos: a melhoria das estradas rurais por meio da entrega de maquinários; a pavimentação de três mil quilômetros dessas vias; e o treinamento de operadores de máquinas para evitar impactos ao meio ambiente e preservar o solo e os recursos hídricos.










