Seab reforça políticas públicas e inovação na abertura do Dia de Campo Lar 2026, em Medianeira 15/01/2026 - 11:50

Com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcio Nunes, a Cooperativa Lar abriu na tarde de quarta-feira (14), em Medianeira, mais uma edição do tradicional Dia de Campo Lar. O evento, que segue até sexta-feira (16), integra o calendário oficial da cooperativa e reúne associados, produtores e profissionais do setor agropecuário para a troca de experiências, atualização técnica e difusão de inovações aplicadas à produção no campo.

Durante a cerimônia de abertura, Marcio Nunes ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e as cooperativas para o fortalecimento do agro paranaense. O secretário falou das ações conduzidas pela Seab, como o programa Estrada Boa, o Se Liga Aí e os investimentos em conectividade no meio rural, fundamentais para ampliar a competitividade, a sustentabilidade das propriedades e a geração de renda no campo. “O Paraná hoje é o Estado mais sustentável do Brasil, somos tetracampeões de Sustentabilidade, o maior produtor de proteína animal do País e um dos maiores do mundo, com produtos que chegam a mais de 170 países”, afirmou.

Também participou da abertura o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza. O IDR-Paraná conta com um estande institucional no local, onde mostra os resultados de plantios consorciados e não consorciados em questão de quantidade e profundidade de enraizamento das plantas.

Com o tema “Gestão inteligente no campo”, o Dia de Campo Lar 2026 destaca o cooperativismo como ferramenta estratégica para o desenvolvimento rural sustentável. A expectativa é de que mais de mil produtores participem diariamente da programação, consolidando o evento como uma das principais referências regionais em inovação, tecnologia e gestão no agronegócio.

PROGRAMAÇÃO - O primeiro dia do evento foi dedicado às mulheres, com uma programação voltada à valorização do protagonismo feminino no campo, abordando temas como agricultura digital, liderança feminina e o futuro do agro. “Este é um momento muito simbólico para o governo do Paraná. Vim em nome do governador mostrar meu respeito às mulheres, às produtoras rurais, às empreendedoras e aos agricultores de um modo geral”, destacou o secretário.

Nos dias 15 e 16, a programação segue com foco técnico, reunindo associados nas estações instaladas na Unidade Tecnológica Lar. Os conteúdos abrangem manejo de solos, controle de pragas e doenças, sistemas integrados de produção e estratégias para maximização de resultados, com condução das equipes técnicas da cooperativa e a participação de empresas parceiras.