Segurança hídrica é tema de capacitação realizada pelo IDR-Paraná, Sanepar e Coopavel 22/03/2024 - 09:30

Nesta sexta-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para chamar a atenção para a preservação desse recurso natural. Em Cascavel, o assunto foi tema de um treinamento promovido pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) em parceria com a Sanepar e Coopavel.

A capacitação, realizada de quarta a sexta-feira, no espaço Impulso, do Show Rural Coopavel, foi dirigida a 35 profissionais da SANEPAR que atuam no estado. Na quinta-feira, os participantes discutiram com profissionais do IDR-Paraná, a importância da conservação de solos e água. Por meio de uma maquete, os extensionistas mostraram como é possível diminuir os riscos, tanto ambientais quanto de saúde, na propriedade rural ou na comunidade. A maquete mostra o ciclo da água em duas situações. A primeira delas sem preservação ou com a má conservação do solo. Numa outra, com ações de preservação, como a conservação de matas ciliares, o sistema de tratamento de efluentes domésticos nas propriedades rurais e a proteção de nascentes.

Os extensionistas também abordaram a importância da proteção dos pontos de recarga do lençol freático, das boas práticas de manejo, como a cobertura permanente do solo, rotação de culturas, recuperação das APPs (Áreas de Preservação Permanente) e manejo adequado da fertilidade do solo. Essas ações fazem parte de projetos executados pelo IDR-Paraná na área rural. Somadas à proteção de nascentes, saneamento rural e boas práticas agrícolas de manejo e conservação de solos e água, elas contribuem para a produção sustentável e a proteção da água para o consumo humano.

Para o gestor de treinamento operacional da Sanepar, Rubens Rufine, a parceria com o IDR-Paraná trouxe ricas experiências para os participantes da capacitação. Já o analista de processos organizacionais da empresa, Luiz Antônio Lopes, destacou a vantagem dessa parceria. “O negócio da Sanepar é água e com o trabalho feito ao longo do ano, na parceria com o IDR-Paraná, quem ganha é a sociedade. Os produtores rurais também podem obter melhores condições de saúde e garantia de ter água de qualidade e em quantidade para os processos produtivos”, observou.

A preocupação com a preservação dos recursos hídricos está presente em diversas atividades da Coopavel. A engenheira ambiental e gerente de meio ambiente da cooperativa, Lucimar Novaes da Silva, disse que o Show Rural, por exemplo, é uma oportunidade para a realização de treinamentos e demonstrações, levando conhecimento a todo o público da cooperativa a respeito da preservação dos recursos hídricos.

Para a equipe do IDR-Paraná de Cascavel, o espaço criado no show rural, para trabalhos em parceria com a Sanepar, deve ser mantido durante todo o ano, tornando-se referência para o estado. “Nossos técnicos trabalham há anos em programas de manejo do solo e água. O objetivo é melhorar a qualidade e produtividade das propriedades, potencializar a recarga de lençóis freáticos, promover a cobertura do solo, com enfoque na infiltração da água, evitando o escorrimento superficial da água das chuvas”, explicou José Lindomir Pesenti, gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel. “O dia Mundial da água precisa servir como reflexão sobre as ações humanas, trabalhos do dia a dia e ações impactantes de educação ambiental e orientações por meio de importantes parcerias como essa com a Coopavel”, conclui Pezenti.