Show Rural Coopavel terá novidades na área do IDR-Paraná 04/02/2022 - 11:19

Espaço exclusivo para o Programa RenovaPR, que já investiu mais de R$ 275 milhões em projetos para instalação de energias renováveis em propriedades rurais; barracão da agroindústria para exposição e comercialização de produtos; e o lançamento de cinco novos cultivares pelo setor da pesquisa são algumas das novidades que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) deve trazer para o Show Rural Coopavel deste ano.    

Uma missa na manhã de domingo (6) marcará a abertura oficial do show, que chega a sua 34ª edição. Com uma área de 720.000m2, o Parque Tecnológico se torna uma verdadeira cidade volta ao campo, com a expectativa de receber mais de 230.000 visitantes. O IDR-Paraná estará presente com mais de 100 profissionais em uma área de mais de 40.000 m2 com muitas novidades para todos os setores campo. 

Na última quinta-feira, toda a equipe o IDR-Paraná esteve reunida para tratar dos últimos ajustes e integração entre cada uma das parcelas, com cada responsável repassando informações do seu setor aos demais membros da equipe.

“É um trabalho que fazemos para ampliar a integração entre as equipes que trabalham diferentes pontos da extensão ou da pesquisa. Assim, todos ficam sabendo como é o trabalho em todos os setores. A participação do IDR-Paraná no Show Rural é uma tradição e, neste ano, estamos ainda mais motivados e com mais novidades para atender ao produtor rural que é nosso principal interesse”, afirma José Lindomir Pesenti, gerente regional do IDR-Paraná. 

RenovaPR
As energias renováveis vão ganhar destaque com um espaço exclusivo em parceria com o programa RenovaPR. Os visitantes poderão observar, na prática, as alternativas de produção de energias limpas, com o funcionamento de usina eólica, fotovoltaica e biomassa. 

“Vamos mostrar um trator e um caminhão movidos a biometano, dois veículos importantíssimos para o produtor. E estamos mostrando que isso é viável agora, pensando no futuro para reduzir os gastos com logística.

Além das demonstrações de outras energias, comprovando que é possível adotar energia limpa na propriedade, além de todo o atendimento aos produtores interessados”, ressalta Herlon Goelzer De Almeida, coordenador do RenovaPR no IDR-Paraná.

No espaço os agricultores poderão, também, conversar com os técnicos integrantes do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), para tirar dúvidas sobre o programa e dar início a viabilização de projetos.

Pesquisa
Na área da pesquisa, o destaque será o lançamento de três cultivares de soja para cultivo orgânico, direcionadas a produtores interessados no mercado de alimentação saudável; uma nova opção de maracujá-amarelo e outra de mandioca para a indústria. A apresentação oficial será feita na quarta-feira (9), em solenidade dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio.
“Uma nova cultivar é sempre uma resposta atualizada a demandas, dificuldades e anseios dos produtores. Esses materiais que agora lançamos não apenas solucionam problemas, mas apontam para uma produção mais produtiva, rentável e ambientalmente sustentável”, afirma o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza. 

Agroindústria
Outro setor que ganha mais destaque dentro da área do IDR-Paraná neste ano é o da agroindústria, com a construção de um barracão de 525m2 em parceria com a Coopavel, Fetaep e Seab. Com 30 expositores entre cooperativas e associações de 19 cidades os produtos desenvolvidos em suas propriedades serão comercializados aos visitantes do Show Rural. 

“Todo produto da agroindústria, antes de chegar ao consumidor, teve um grande trabalho de implantação na propriedade, busca pela regularização do empreendimento, a dedicação em elaborar produto de qualidade e a satisfação em compartilhar um pouco da sua história. Eles terão a possibilidade de contar isso, fazer mais vendas e melhorar as propriedades”, garante Karolline da Silva, coordenadora estadual da Agroindústria.

Na área do IDR-Paraná o produtor também irá encontrar tecnologias e novidades sobre agroecologia, produção sustentável de grãos, plantas medicinais, olericultura, fruticultura, pecuária, tratamento de efluentes, piscicultura, artesanato, paisagismo, turismo rural, entre outros.

O Show Rural é promovido pela Cooperativa Coopavel e será realizado até o próximo dia 11 de fevereiro, no Centro Tecnológico Coopavel, em Cascavel. 

Reportagem: Osires Junior