Show Rural: IDR-Paraná discute manejo da umidade do solo em lavouras anuais 02/02/2023 - 11:57

 

Sobressemeadura de soja com milheto é destaque na unidade de conservação do solo e da água

É preciso haver água no solo para o crescimento das plantas e rendimento das lavouras anuais, obviamente. Mas o manejo dessa umidade tem importância ainda maior, já que depende das boas práticas evitar ou minimizar danos pelo trânsito de máquinas e equipamentos e manter o terreno produtivo no decorrer dos anos.

Esse é um dos principais temas que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) quer discutir com produtores e técnicos no Show Rural deste ano. “Vamos apresentar os últimos dados da pesquisa sobre cobertura do solo no momento da semeadura de soja e os efeitos em fatores como compactação e capacidade de infiltração de água”, aponta o pesquisador Cezar Francisco Araújo Junior, responsável pela vitrine tecnológica ao lado do extensionista Celso Daniel Seratto.

Um dos tópicos abordados na unidade será o uso de plantas de cobertura e a produção de palhada para proteger a superfície. “É uma prática fundamental para a melhoria da condição geral do solo, com impactos positivos no aumento de infiltração de água, na capacidade de suporte ao trânsito de máquinas e na manutenção da estrutura”, enumera Araújo Junior.

A técnica de semeadura de milheto (Pennisetum glaucum) sobre a soja como alternativa para cobrir e proteger o solo no inverno será outro tema abordado. “É uma planta de cobertura com alta capacidade de suprimir plantas invasoras e também pode ser utilizada na alimentação animal”, explica Araújo Junior.

Também serão apresentados e discutidos critérios para seleção de pneus. A escolha correta desse equipamento contribui para minimizar a compactação do solo causada pelo tráfego de máquinas e equipamentos, aponta o pesquisador.

CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA — O IDR-Paraná apresenta ainda no Show Rural tecnologias para plantio direto e rotação de cultivos, práticas de eficiência comprovada no controle da erosão e na melhoria condição geral dos solos, que possibilitam ganho de produtividade nas lavouras e aumento da rentabilidade da propriedade.

A aplicação nas lavouras de dejetos de suínos e de cama de aviário, resíduos abundantes na região Oeste do Paraná, e a apresentação de opções de plantas para cobertura do solo e adubação verde também são destaques da unidade.

SHOW RURAL — Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro, em Cascavel (Oeste do Estado).

Serviço
Show Rural: vitrine tecnológica sobre conservação do solo e da água
Data: 6 a 10 de fevereiro
Horário: 8h às 17h
Local: Espaço do IDR-Paraná no evento — BR 277, km 577, em Cascavel - PR