Show Rural: agroecologia ganha protótipo de rolo-faca e literatura técnica 10/02/2022 - 13:12

Em cerimônia realizada na tarde dessa quarta-feira (9), a Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel, carinhosamente apelidada de Vital, apresentou as novidades que preparou para o Show Rural 2022 — o protótipo de um rolo-faca para plantio direto de hortaliças, dois boletins e um compilado de 11 fichas com indicações técnicas para esse modelo de produção.

“O que temos aqui é o envolvimento de muitos parceiros para que conquistemos o equilíbrio no campo. Recentemente, sofremos com a escassez hídrica ou com o escorrimento de terra nas lavouras por conta das chuvas. Estamos em um limite muito tênue com a natureza. E a agroecologia é isso, é o equilíbrio que precisamos no campo”, relatou o diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Natalino Avance de Souza.

Rolo-faca
Em fase de desenvolvimento no departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o equipamento inova por conciliar sulcador com ajustes de pressão e cortes específicos para o plantio direto de hortaliças, destacou o professor Flavio Gurcgaz. 

Boletins
Os boletins “Manejo de plantas espontâneas: estratégias na produção de grãos em sistema agroecológico” e “Plantas de cobertura: importância na produção de grãos em sistema agroecológico” compilam mais de 10 anos de experiência em pesquisa, extensão, treinamentos e transferência de tecnologia realizados pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná (CVT), vinculado à Unioeste.

Fichas
As Fichas Agroecológicas foram elaboradas pelos técnicos das entidades que organizam e mantêm a Vital, e contêm recomendações técnicas atualizadas para essa proposta de produção sustentável. 

São dirigidas a técnicos, produtores, estudantes, interessados em agricultura urbana e entusiastas da agroecologia em todo o Brasil. Biofertilizante líquido; controle biológico de insetos pragas; cultivo de arroz de sequeiro; cultivo suspenso de hortaliças; extratos e caldas naturais; homeopatia para animais; milho de alta qualidade proteica; remineralização do solo; técnicas para colheita, secagem e armazenamento de sementes crioulas; cultivo de mandioca em fileiras duplas e tratamento alternativo de sementes contra pragas e doenças são os temas abordados nas fichas.

Vital
A Vitrine Tecnológica de Agroecologia é um coletivo de entidades que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de desenvolver e disseminar tecnologias sustentáveis que possibilitem — em particular aos pequenos agricultores familiares — produzir mais e melhor, preservando o meio ambiente, a saúde do trabalhador e oferecendo alimentos mais saudáveis à população. 

Integram a parceria a Gebana Produtos Orgânicos; o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa); a Coopavel Cooperativa Agroindustrial; a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o IDR-Paraná; o Instituto Pedra da Mata de Educação e Sustentabilidade; a Itaipu Binacional; a Rede EcoVida de Agroecologia; a Unioeste; a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Reportagem: Assessoria de Comunicação