Show Rural amplia pavilhão e dobra espaço para a agroindústria familiar em 2026 11/11/2025 - 17:09

O Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos de tecnologia agropecuária da América Latina, terá em 2026 um pavilhão ampliado dedicado à agroindústria familiar. A nova estrutura, resultado de uma parceria entre a Coopavel e a Itaipu Binacional, conta com investimento de R$ 1,8 milhão e dobrará a área atual de 525 m² para 1.050 m². Isso permitirá a participação de 80 a 105 agroindústrias familiares; na edição anterior contou com a presença de 45 expositores desse segmento.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, a agricultura familiar é a base da segurança alimentar do Estado e precisa ocupar espaço nos grandes ambientes do agronegócio, como o Show Rural. Segundo ele, fortalecer os pequenos empreendedores fortalece toda a cadeia agrícola, gerando desenvolvimento regional, movimentando a economia e melhorando a vida das famílias rurais.

A próxima edição do Show Rural Coopavel ocorrerá de 9 a 13 de fevereiro de 2025, em Cascavel. O evento é anual e deve reunir centenas de expositores, nacionais e estrangeiros, em uma área que ultrapassa 720 mil m².

A ampliação do espaço destinado à agroindústria familiar deve trazer benefícios diretos não só para os produtores, mas para o agronegócio paranaense e a economia regional. Com mais área de exposição e mais expositores, aumentam as possibilidades de negócios, vendas e contratos. O ambiente também favorece a inovação ao aproximar os produtores de tecnologias, instituições de pesquisa e empresas do setor, ampliando a visibilidade do segmento.

INSCRIÇÕES: As inscrições para as agroindústrias interessadas em ocupar o pavilhão ampliado começam no dia 20 de novembro, com cadastramento realizado pelo IDR-Paraná, que publicará edital com regras, prazos e critérios de seleção.

Com a nova estrutura, o Show Rural Coopavel 2026 consolida a presença dos produtores familiares no maior evento de tecnologia agropecuária do Paraná, ampliando oportunidades de mercado, fortalecendo o desenvolvimento rural e tornando o agronegócio paranaense ainda mais competitivo.