Smart Farm mostra inovações digitais para o agronegócio 16/02/2023 - 13:33

Cerca de seiscentos pesquisadores, técnicos, produtores, estudantes e lideranças empresariais e políticas compareceram ao primeiro dia de campo da Smart Farm, realizado nessa quarta (15) e quinta-feira (16) na sede de pesquisas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), em Londrina.

A Smart Farm é uma vitrine de tecnologias do IDR-Paraná e dos centros de pesquisa, startups, cooperativas e empresas ligados à Cocriagro, hub londrinense de inovação aberta.

Hub é uma iniciativa articulada de estímulo ao intercâmbio com o objetivo de produzir inovações e a gerar negócios entre seus integrantes.

“É uma oportunidade de divulgar inovações digitais e outros produtos tecnológicos para aumento de rentabilidade e da proteção ao meio ambiente, proporcionando sustentabilidade aos nossos sistemas produtivos e favorecendo a sociedade como um todo”, disse Vania Moda Cirino, diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná.

O engenheiro agrônomo George Hiraiwa, diretor da Cocriagro, enfatizou a oportunidade de interações que o evento propicia. “Nosso desejo é gerar insights aqui”, afirmou.

Startups - As startups presentes na Smart Farm são a Agritel, com equipamentos de telemetria; Agroper, fertilizantes orgânicos; Agro365, plataforma de gestão de propriedades; Dioxd, tratamento de sementes com dióxido de carbono; EPI Cont, gestão de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); Espectro, sensores de solo; FarmGO, estação meteorológica e agricultura de precisão; Fitovision, plataforma para acompanhamento de experimentos; e, ainda, Soluciona Drones, pulverização de agroquímicos.

IDR-Paraná - O Instituto está presente na Smart Farm com as cultivares de soja convencional IPR Petrovita, IPR Pé-Vermelho e IPR Basalto, desenvolvidas para alimentação humana e cultivo orgânico e, também, do milho variedade IPR 216 e IPR 164.

Também há unidades de MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças), estação agrometeorológica compacta; microalgas; sistema autônomo para irrigação; manejo ecológico do greening em citros, e, ainda, os aplicativos “IDR Clima”, “ClimAtlas-19”, “GID Pragas da Soja”, “IPR 212” e “IPR 216”.

Participam ainda da Smart Farm com experimentos e tecnologias a Integrada Cooperativa Agroindustrial e as empresas Inquima, Bayer e Nova.

Reportagem: Edmilson Liberal