Terceiro volume de cartilha orienta formalização de pequenas agroindústrias no Paraná 06/02/2026 - 13:57
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) lançam, durante o Show Rural, que ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, o terceiro volume da cartilha Registro de Pequenas Agroindústrias no Estado do Paraná, material que orienta pequenos produtores interessados em formalizar seus negócios. A iniciativa busca desmistificar o processo de regularização, mostrando que ele é viável e traz benefícios concretos para quem produz, como acesso a novos mercados, valorização dos produtos e mais segurança jurídica.
O material ficará disponível de graça no site do IDR-Paraná, em formato digital. O conteúdo aborda temas fundamentais para a sustentabilidade dos empreendimentos. Entre os temas abordados estão a viabilidade econômica do negócio, a formação de preços e as etapas de todo o processo de regularização.
“O objetivo é apresentar a formalização como uma oportunidade de crescimento e fortalecimento dos negócios rurais. E não apenas como uma obrigação”, explica a coordenadora de agroindústria do IDR-Paraná, Karolline Marques.
OUTROS VOLUMES - A série de cartilhas é composta por volumes outros dois volumes temáticos. O primeiro deles é dedicado aos produtos de origem animal e foi produzido em 2025, com uma tiragem especial impressa para o lançamento. A distribuição do material ocorreu na Feira Sabores do Paraná, no Pavilhão da Agroindústria, em Cascavel. Esta versão também está disponível na versão digital.
Já o segundo volume que pertence à séria ainda está sendo elaborado. Será o último material a ficar pronto e tratará dos produtos de origem vegetal, completando o conjunto de orientações aos produtores.
A ação é realizada pelo IDR-Paraná e pela Seic de forma integrada, com a participação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A articulação entre as instituições reforça o compromisso do Estado em atuar de maneira coordenada para apoiar a agroindustrialização, promover a produção de alimentos seguros e incentivar a formalização das pequenas agroindústrias no Paraná.



