Área Técnica de Produção Animal

O que faz

A Área de Produção Animal concentra os conhecimentos técnicos que envolvem a exploração dos Sistemas de Produção Pecuários do Estado do Paraná. A Área é formada por uma equipe multidisciplinar com formação agronômica, veterinária e zootécnica realizando estudos que envolvem: a avaliação de metodologias de manejo de rebanho e de alimentos para animais, manejo nutricional de bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, suplementação de dietas para ruminantes em pastagem, introdução e avaliação de plantas forrageiras, estudos com sistemas integrados de produção agropecuária, sistemas de plantio direto envolvendo rotações com plantas forrageiras, desenvolvimento de estudos sobre criações e espécies potenciais para o Paraná (caprinos, ovinos, búfalos, etc.), estudos relacionados com melhoramento genético dos rebanhos de bovinos, caprinos e bubalinos, epidemiologia, tratamento e controle das principais doenças infecciosas e parasitárias de animais de produção (bovinos e pequenos ruminantes) visando diminuir as perdas econômicas, promover a saúde e o bem-estar animal e aumentar a rentabilidade dos sistemas pecuários, com atenção também às questões agroecológicas e de saúde pública.

Metas

A Área de Produção Animal tem como metas desenvolver pesquisas em consonância com as demandas dos programas de pesquisa, buscando a geração e a adaptação de inovações tecnológicas relacionadas às atividades pecuárias de expressão econômica ou de potencial produtivo no Paraná, buscando alternativas para a redução no custo de produção em sistemas de produção de carne e leite, propondo métodos de melhoramento animal que utilizem as potencialidades dos recursos genéticos existentes no Estado, bem como avaliar e introduzir novos recursos que contribuam para uma pecuária ecologicamente correta, social e economicamente sustentável.

Principais Linhas de Pesquisa

1. Diagnósticos zootécnicos, síntese e sistematização de conhecimentos relacionados à produção animal;

2. Introdução, avaliação e manejo de cultivares forrageiras para o Estado;

3. Introdução, avaliação, manejo e produção de espécies/raças animais potenciais para o Estado;

4. Estudos da viabilidade e sustentabilidade de sistemas de produção animal;

5. Estudos de validação de tecnologias e práticas de criações nas propriedades agropecuárias, sob regime familiar de trabalho;

6. Estudos com sistemas integrados de produção agropecuária no Paraná;

7. Bromatologia de alimentos utilizados na nutrição animal;

8. Bioquímica nutricional/metabolismo de interesse zootécnico;

9. Exigências nutricionais de animais de interesse zootécnico;

10. Distúrbios da nutrição animal;

11. Toxicologia de alimento utilizado para alimentação animal;

12. Processamento de alimentos de interesse para nutrição animal;

13. Avaliação de co-produtos da agroindústria para alimentação de ruminantes;

14. Avaliação de estratégias de cruzamentos de bovinos de corte;

15. Formação e avaliação de populações compostas de bovinos de corte para produção de carne;

16. Epidemiologia e controle da mastite bovina;

17. Controle alternativo de doenças infecciosas e parasitárias (fitoterapia, bioterapia);

18. Homeopatia médica veterinária.

Equipe Técnica

Pesquisadores