Plano de Integridade

 

IDR-Paraná aprova Plano de Integridade


No dia 21 de agosto a Controladora Geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, entregou à Diretoria do IDR-Paraná o Planto de Integridade, documento que contém o programa de Integridade e Compliance a ser implantado no Instituto.

O objetivo do plano é apoiar a instituição para a execução e monitoramento da gestão de risco, visando aumentar a transparência pública, combater a corrupção e tornar mais eficiente a gestão de recursos públicos, além de disseminar valores éticos e de integridade no cotidiano dos servidores.

O plano de Integridade contempla os principais riscos da organização, bem como as medidas de mitigação propostas e a indicação do responsável para reduzi-los. O plano foi elaborado pela Coordenadoria de Compliance da CGE (Controladoria Geral do Estado), com o apoio do Núcleo de Integridade e Compliance (NIC) do IDR-Paraná, mediante análise dos registros recebidos por meio do canal da Ouvidoria. Foram levados em conta também as respostas dos formulários do Controle Interno, dos formulários depositados nas urnas do Compliance e, por fim, pelas informações trazidas pelos servidores do IDR-Paraná durante entrevistas realizadas de agosto a dezembro de 2022.

Todos os servidores do IDR-Paraná podem apresentar sugestões para o aprimoramento das ações contidas no Plano de Integridade. Deve-se ressaltar que as medidas de mitigação propostas pelo plano são recomendações e podem ser adotadas pelo IDR-Paraná. Cabe ao gestor da pasta, e ao responsável indicado pela mitigação de cada risco, aplicar os esforços necessários para eliminar o risco ou mantê-lo em níveis satisfatórios e controláveis, seja por meio de ações propostas ou de outras que julgar efetivas.

O plano apresenta os principais riscos da organização a partir de uma lista geral de riscos identificados. Ainda recomenda medidas e preceitos de tratamento dos riscos críticos a partir do resultado da mensuração da sua gravidade, sua probabilidade e impacto.

Além disso, auxilia o IDR-Paraná a identificar, monitorar e corrigir eventos que possam impedir ou impactar o alcance dos objetivos da organização. Busca também o aumento da transparência pública, o combate à corrupção e a gestão eficiente e adequada de recursos públicos.

Finalmente, o plano implementa mecanismos contínuos de monitoramento das atividades desenvolvidas pelos órgãos e instituições do Poder Executivo, possibilitando a rápida detecção de riscos e de eventuais atos ilícitos.

No dia 29 de agosto o diretor-presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, aprovou o Plano de Integridade com ressalvas. Segundo ele, alguns dos riscos levantados já tinham sido tratados, minimizados ou eliminados. Golba também destacou que certos riscos apresentados referem-se a desejos ou opiniões pessoais, necessitando de uma análise mais profunda para sua compreensão.

O diretor-presidente do IDR-Paraná se comprometeu a orientar a aplicação de ações de mitigação e eliminação de riscos, se necessário. Golba destacou que todos os riscos levantados serão tratados com o corpo gerencial do IDR-Paraná, por apresentar um retrato da instituição e é de grande auxílio para as ações gerenciais. O Plano será divulgado para todo o corpo de funcionários, bem como estará no site do Instituto para conhecimento do público.
 

Clique Aqui Para Ver o Plano