Programa Fruticultura

Coordenador

Clandio Medeiros da Silva

clandio@idr.pr.gov.br

Lattes

Londrina

Informações Gerais

O Programa de Pesquisa Fruticultura teve participação decisiva no desenvolvimento e consolidação da citricultura no Paraná pela realização de pesquisas voltadas notadamente ao controle do cancro cítrico, à seleção de variedades copa e porta-enxertos e ao manejo conservacionista do solo nos pomares. Mais recentemente, pesquisas têm sido realizadas para o controle da doença HLB dos citros, incluindo o desenvolvimento de variedades resistentes, controle químico e o controlo biológico por meio da criação massal de Tamarixia radiata, parasitoide do inseto vetor da bactéria que causa o HLB. Nesta cultura, o instituto se destacou ainda pelo estabelecimento de recomendações técnicas e pela manutenção e disponibilização de material propagativo de variedades de citros selecionadas para o cultivo nas condições edafoclimáticas do Estado. Na fruticultura temperada, contribuiu com o lançamento de variedades de pêssego, ameixa, nectarina e de maçã com baixa exigência em frio, com aptidão para cultivo em regiões subtropicais do Estado e do país. Atualmente, está em curso linha de pesquisa para seleção de ameixa resistente a escaldadura das folhas, doença que causa prejuízos a esta atividade. Ainda dentro da fruticultura temperada, o instituto contribuiu com a viticultura no fornecimento de material propagativo por muitos anos e com a publicação do livro “Viticultura Tropical”, em 2007. Atualmente, desenvolve nesta cultura pesquisas voltadas à introdução e avaliação de variedades copa e porta-enxertos, sistemas de tutoramento das plantas, além de apoiar o Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense – REVITIS, criado em 2020 pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Na fruticultura tropical, o instituto registrou em 2020 um novo híbrido de maracujá-amarelo e quatro novas cultivares de acerola para o estado do Paraná, tendo ainda contribuído para o desenvolvimento da cultura do abacaxi. Ao longo da sua história, também realizou pesquisas e atividades de transferência voltadas às culturas de abacate, mamão, goiaba, coco, manga, banana e mais recentemente à pitaya, amora-preta, entre outras. Em abacate lançou também uma variedade.

 

Objetivos

O Programa Fruticultura – PFR do IDR-Paraná, conta com 14 projetos de pesquisa em sua carteira, distribuídos em diferentes regiões do Estado do Paraná. São eles:

Nº 69 - Coleção de espécies de fruteiras tropicais, subtropicais e temperadas. Gerente: PEDRO ANTONIO MARTINS AULER

Nº 458 - Desenvolvimento e implantação de sistema de aviso fitossanitário para a cultura da maçã no Paraná. Gerente: RUI PEREIRA LEITE JUNIOR

Nº 374 - Epidemiologia e Controle do Cancro Cítrico. Gerente: RUI PEREIRA LEITE JUNIOR

Nº 412 - Avaliação da cultura da videira no Paraná. Gerente: ALESSANDRA MARIA DETONI

Nº 164 - Desenvolvimento de variedades de frutas de caroço (Prunus spp) para o Estado do Paraná. Gerente: CLANDIO MEDEIROS DA SILVA

Nº 167 - Multiplicação, plantio e condução de germoplasma selecionado de maçã e pera. Gerente: CLANDIO MEDEIROS DA SILVA

Nº 185 - Caracterização e seleção de isolados protetivos do Citrus tristeza vírus (CTV) para o Estado do Paraná. Gerente: RUBIA DE OLIVEIRA MOLINA

Nº 616 - Encontro técnico de produtores de maçãs do município de Palmas/PR. Gerente: CLANDIO MEDEIROS DA SILVA

Nº 186 - Indexação de plantas cítricas do IAPAR para vírus e viróides. Gerente: RUBIA DE OLIVEIRA MOLINA

Nº 691 - Introdução de cultivares, seleção regional de clones de Ponkan e disponibilização de material propagativo de citros em apoio ao polo de produção de tangerinas na região do Vale da Ribeira. Gerente: ZULEIDE HISSANO TAZIMA

Nº 260 - Introdução, seleção, cruzamentos e biotecnologia no melhoramento genético de Citrus sp. Gerente: EDUARDO FERMINO CARLOS

Nº 249 - Pomar de Frutíferas de Clima Temperado na Estação Experimental do IAPAR na Lapa - Vitrine tecnológica. Gerente: CLANDIO MEDEIROS DA SILVA

Nº 640 - Transferência de tecnologias em fruticultura na região da Bacia do Paraná 3 (BP3) - Projeto Ibitiba-PA8. Gerente: PAULO VICENTE CONTADOR ZACCHEO

Nº 80 - Transformação genética em citros visando resistência as doenças microbianas: cancro cítrico, clorose variegada dos citros (cvc) e greening (hlb). Gerente: RUI PEREIRA LEITE JUNIOR

 

Principais Projetos em Execução

Para cumprir sua missão o Programa Fruticultura tem como objetivos estratégicos:

  1. Atualizar-se constantemente quanto aos problemas na produção de frutas através do acompanhamento sistemático dos sistemas de produção predominantes no estado.
  2. Buscar conhecimentos básicos orientados para substituição de técnicas de produção de alto custo e comprometedoras com o ambiente e com a saúde humana.
  3. Promover o intercâmbio técnico-científico com outras instituições visando a troca de informações e materiais de pesquisa.
  4. Desenvolver tecnologia para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos frutícolas.
  5. Buscar conhecimentos básicos orientados para substituição de técnicas de produção de alto custo e comprometedoras com o ambiente e com a saúde humana.
  6.  Buscar a integração com outros programas visando a validação de sistemas de exploração agrícola rentáveis e equilibrados.
Principais resultados alcançados

- Definição do manejo do cancro cítrico, que permitiu a retomada da citricultura comercial no estado do Paraná, a partir de meados da década de 1980.

- Manutenção do terceiro maior banco de germoplasma de citros do Brasil. Entre essas introduções foram selecionadas ao longo de 30 anos 32 variedades copa e porta-enxertos de citros, registradas no Registro Nacional de cultivares – RNC, com destaque para as laranjas IAPAR 73, IPR 156 - Valência 94, IPR 157 - Valência 105, IPR 158 - Pêra 58, IPR159 - Pêra 59 e IPR 172 - Folha Murcha, que são as principais variedades copa cultivadas no Paraná.

- Desde meados dos anos 1980 foram conduzidos vários experimentos de longa duração nas regiões Norte e Noroeste do Paraná que indicaram os melhores porta-enxertos para as principais variedades copas de citros cultivadas no Estado.

- Outra contribuição relevante para a citricultura foi na linha do manejo conservacionista do solo para o cultivo de citros na região Noroeste do Paraná, que concentra mais de 50% da área plantada com laranja no Estado e caracteriza-se pela presença de solos arenosos, muito suscetíveis à erosão. Três experimentos de longa duração foram desenvolvidos entre os anos de 1993 e 2014 em parceria com o grupo Pratinha, Cocamar e família Ferrari. Os resultados obtidos contribuíram para a definição de tecnologias como o preparo mínimo de solo na implantação de pomares, calagem e o manejo das entrelinhas baseado no uso de vegetação permanente, que reduzem a erosão, o custo de implantação de pomares e mantêm a fertilidade do solo e produtividade das plantas cítricas.

- Realizou em parceria com o MAPA em 2011 o zoneamento de risco agroclimático para a exploração da fruticultura no Paraná para as espécies abacaxi, ameixa, banana, citros, maçã, mamão, maracujá, nectarina, pera, pêssego e uva.

- Foram lançadas diversas variedades de frutíferas temperadas: Pêssego (IAPAR 48 – Ouro); Ameixa (IAPAR 49 – Irati); Nectarina (IAPAR 55 – BR Bruna); Maçã (IAPAR 75 - Eva), (IAPAR 76 – Anabela), (IAPAR 77 - Carícia).

- O instituto possui também um dos maiores bancos de germoplasma de frutíferas de clima temperado, com destaque para a pera e ameixa. Possui ainda coleções de variedades de abacate, manga, abacaxi, uva entre outras frutíferas.

- Lançamento em 2020 de um novo híbrido de maracujá-amarelo, IPR- Luz da manhã e quatro novas cultivares de acerola, IPR Bruna, IPR Stella, IPR Stephanie e IPR Letícia, para cultivo no estado do Paraná.

- Aprimoramento do protocolo de criação massal do parasitoide Tamarixia radiata, inimigo natural do inseto vetor da doença HLB dos citros, em parceria entre o IDR-Paraná, COCAMAR e CITRI, com liberação de aproximadamente 2.700.000 parasitoides em pomares do Norte e Noroeste do Estado desde outubro de 2016.

 

 
  • fruticultura-01
    fruticultura-02
    fruticultura-01
    fruticultura-02