Programa Olericultura, Raízes e Tubérculos – PORT

Coordenador do Programa

Humberto Godoy Androcioli - handrocioli@idr.pr.gov.br

Importância do Programa

O Programa Olericultura, Raízes e Tubérculos do IDR Paraná têm por missão viabilizar tecnologias sustentáveis e competitivas para os agricultores Paranaenses, por meio do desenvolvimento e difusão de produtos e processos voltados para as cadeias produtivas de olerícolas, raízes e tubérculos.

O programa atua no desenvolvimento de cultivares resistentes/tolerantes às pragas, doenças e fatores edafoclimáticas adversos; melhoria da produtividade, qualidade comercial e nutricional de mandioca, batata e batata doce. Racionalização no uso de adubos químicos e produtos fitossanitários. Melhoria do solo por meio da adoção do sistema de plantio direto. Desenvolvimentos de estratégias fitossanitárias a serem empregadas para o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Desenvolvimento de sistemas mecanizados para facilitar os processos de produção dos cultivos. Adaptação e melhorias de sistemas de cultivo protegido para olerícolas nas diferentes condições edafoclimáticas do estado do Paraná. Boas práticas agrícolas de manejo e racionalização no uso de água para irrigação nos diferentes sistemas de cultivo. Desenvolvimento de estratégias para o cultivo orgânico para as cadeias produtivas de olerícolas, raízes e tubérculos.

Objetivos

Para cumprir sua missão o Programa Olericultura, Raízes e Tubérculos têm como objetivos estratégicos:

1. Gerar, desenvolver e adaptar tecnologias apropriadas para o fortalecimento das cadeias de produção de olerícolas, raízes e tubérculos.

2. Difundir informações e tecnologias geradas pelo programa.

3. Contribuir na formulação de programas e políticas públicas para as cadeias de produção das olerícolas, raízes e tubérculos do Estado.

4. Desenvolver pesquisas que promovam o sinergismo entre as culturas e a sustentabilidade do sistema nas diversas regiões do Paraná

5. Propor modelos de sistemas integrados em diferentes regiões do Estado.

6. Promover inovação tecnológica e atividades de transferência de tecnologia voltadas para o desenvolvimento das cadeias de produção das olerícolas, raízes e tubérculos.

Principais projetos em execução

ID 271 - Introdução, coleta, caracterização e manutenção de clones de mandioca no Estado do Paraná.

ID 253 - Melhoria na competitividade e sustentabilidade da cadeia produtiva da batata no Estado do Paraná.

ID 243 - Desenvolvimento de novas cultivares e aperfeiçoamento de processos culturais na mandioca.

ID 496 - Melhoramento genético da cultura de mandioca de mesa e de indústria.

ID 644 - Ecofisiologia da cultura da mandioca.

ID 692 - Desenvolvimento de novas estratégias de manejo de pragas do Tomate.

Principais resultados alcançados

Batata

Cultivares registradas: Iapar 27 Contenda, Iapar 82 Araucária, IPR Cris e BRS IPR Bel (parceria EMBRAPA)

• Sistema de produção orgânica: busca de cultivares com alta resistência às principais doenças (IPR Cris) e alternativas de controle fitossanitário para diminuir agroquímicos (mulch e cobertura verde);

• Produção de minitubérculos indexados e livres de patógenos em hidroponia para estoque de cultivares do IAPAR;

• Redução do uso de fertilizantes na cultura;

• Livro Produção Orgânica de Batata Potencialidades e Desafios

Batata doce

• Cultivares: IAPAR 69 (elevados teores de beta caroteno) e IAPAR 70 (forrageira)
  • Manutenção de banco germoplasma com 120 acessos

Mandioca

• Cultivares de mandioca registradas para a Produção de farinha e de fécula (polvilho):
  • IPR União e IPR B36.
  • Cultivares de mandioca registrada para o consumo de mesa com elevados teores de carotenóides: IAPAR 19 – Pioneira e IPR Upira.

• PORT 01
    PORT 02