Projeto Qualidade Silagem

lavoura
Colheita
Silo
Silo
Amostra

 

A conservação de volumosos é uma estratégia para disponibilizar alimento durante o ano todo para rebanhos de leite e corte. A silagem é a principal forma de conservação, presente em quase a totalidade das propriedades na região Sul do Brasil, sendo que o milho é a principal cultura a ser ensilada.

As silagens de milho apresentam variações na sua composição em função do híbrido, manejos culturais e clima, bem como estádio de colheita e demais procedimentos empregados na confecção e conservação, além dos fenômenos bioquímicos e microbiológicos que ocorrem durante o processo. Portanto, a tecnologia e os procedimentos adotados durante todo o processo podem influenciar severamente o seu valor alimentício.

O conhecimento da composição bromatológica da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta. Além disso, a composição da silagem pode fornecer informações técnicas importantes ao produtor sobre várias etapas do processo de produção da silagem, como o ponto de colheita adotado, a regulagem do maquinário utilizado na colheita do material, características da fermentação, entre outros.

Nesse contexto, o Projeto Qualidade Silagem IDR-Paraná é uma iniciativa que busca promover, através de diversas ações, a melhoria do processo de produção das silagens na região de Pato Branco.

 

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________________________________________________

Problemas em Links favor informar jlparchen@idr.pr.gov.br

__________________________________________________________________________