Agroindústrias e artesãos assistidos pelo IDR-Paraná têm espaço exclusivo no Show Rural 08/02/2023 - 12:35

Eles participam da Feira da Agroindústria Familiar Rural, montada neste ano em um barracão de 525 metros quadrados. Há 30 agroindústrias e mais de 6 mil peças inscritas por 19 artesãos individuais e nove associações e grupos de artesãos de 15 municípios.

Maior visibilidade para pequenos produtores e artesãos. Pela primeira vez no Show Rural, Daiane Rener levou as pimentas que produz para comercialização na Feira da Agroindústria Familiar Rural, montada dentro do espaço do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). O espaço é destinado à venda de produtos de agricultores familiares regularizados que são assistidos pelo Instituto.

O marido de Daiane iniciou a produção em Toledo, no Oeste do Paraná, e há três anos montaram a própria agroindústria para processar o condimento.

Para Daine, a participação na feira traz, além do lucro com as vendas, uma oportunidade para divulgar os produtos. “Aqui podemos fazer parcerias. Já conseguimos formalizar contato com um estabelecimento que fica na nossa cidade, mas que nos conheceu aqui. É uma porta que se abre para nossa agroindústria”, afirma Daiane.

A feira já existia. Porém, este é o segundo ano em que o IDR-Paraná monta o barracão da agroindústria, através de uma parceria com Coopavel, Fetaep e Seab. O espaço foi ampliado – desta vez,conta com 525 metros quadrados e 30 expositores.

Entre eles está Vanessa Natal, da Queijaria Ludwig, que teve sucesso nas vendas dos queijos produzidos pela família. Ela conta que participar da feira já é tradição. “Desde antes da pandemia já participamos. Como somos uma empresa familiar, revezamos o trabalho. Nos outros anos minha sogra ficava aqui, agora ela fica na produção para termos possibilidade de atender toda a demanda”.

Queijo Premiado - Este ano é ainda mais especial para a Ludwig, que traz dois queijos premiados ao evento. A queijaria foi reconhecida no V Prêmio Queijo Brasil, com seu queijo gouda, e no II Mundial do Queijo do Brasil, com o queijo colonial. Em ambos, conquistou o terceiro lugar.

Agora, empresa se prepara para participar do primeiro concurso estadual de queijos do Paraná, o Prêmio Queijos do Paraná, uma idealização do IDR-Paraná, em parceria com a Federação da Agricultura do Paraná (Faep/Senar-PR), o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), além de outras 28 entidades apoiadoras.

A premiação foi lançada em agosto de 2022 e será uma vitrine para divulgar a diversidade e a qualidade da produção paranaense, tanto artesanal como industrial.

Artesanato - Além das agroindústrias, o artesanato também tem um espaço exclusivo para exposição e comercialização. Diversos tipos de itens confeccionados por mulheres agricultoras, clubes de mães e associações de artesãos da região Oeste estão expostos num espaço de 255 metros quadrados. São mais de 6 mil peças inscritas por 19 artesãos individuais e nove associações e grupos de artesãos de 15 municípios.

Dividido por setores, o barracão ofereceu opções de bordados, macramê, palha, madeira, decoupage, crochê e pintura, entre outros.

Show Rural - O evento promovido pela Coopavel é um dos maiores do país no segmento agropecuário e acontece de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel. O IDR-Paraná mantém uma área de 2,5 hectares e preparou mais de dez unidades demonstrativas para divulgar diversas tecnologias que podem ser aplicadas nas propriedades rurais do Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná