Embutidos é tema de curso no Sudoeste do Estado 20/06/2022 - 09:38

A agroindústria paranaense vive um momento favorável, tanto para as grandes empresas quanto para os empreendimentos familiares. Uma legislação específica diferenciou esta produção. Além disso, o mercado para esses produtos pode se expandir com o reconhecimento internacional do Paraná com o status de área livre de febre aftosa sem vacinação e livre de peste suína clássica. Para fazer frente a essa demanda, o IDR-Paraná vem preparando os seus profissionais.

Em maio, o Instituto firmou uma parceria com a UTFPR/Campus Francisco Beltrão, para realizar um Curso de Qualificação Técnica em Elaboração de Produtos da Carne Suína (embutidos e defumados). Os profissionais conheceram práticas de manipulação de alimentos, bem como novos usos para a carne suína. 

Os profissionais do Instituto vêm atuando junto a produtores de todo o estado para melhorar os resultados das agroindústrias familiares. De acordo com Vinicius Coletti, do IDR-Paraná de Dois Vizinhos, a intenção do Instituto é promover capacitações e cursos, dar assistência técnica, orientar e planejar os agricultores nos processos de produção, transformação e comercialização de produtos agroindustriais. "Com isso buscamos fortalecer e qualificar os processos de produção, de comercialização e de acesso a mercados, ampliando a participação da produção paranaense", ressaltou Coletti.

A produção deste segmento é significativa. De acordo com dados do Deral, Departamento de Economia Rural da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), a participação da agroindústria no PIB do agronegócio paranaense é de 25% do total. O reconhecimento internacional do Paraná, como um estado que tem bons indicadores sanitários, abre fronteiras para inúmeras oportunidades, em pequena ou grande escalas. 

O curso realizado em Francisco Beltrão foi ministrado pelo professor Antônio Juglair Pereira, (Ex-Emater e professor universitário) a 15 servidores que são referência em agroindústria de praticamente todas as regionais do Estado, durante três dias. Na oportunidade eles puderam ampliar seus conhecimentos na área de carnes e embutidos, bem como desenvolver atividades práticas. Os participantes discutiram os fatores que devem ser observados no momento em que se escolhe uma carcaça, até a separação dos cortes para a produção de embutidos. Os servidores também conheceram detalhes da fabricação, cura, defumação e maturação dos embutidos. O curso resultou na fabricação de salame italiano, linguiça Blumenau, copa, lombo, bacon e costelinha defumados, linguiça toscana, morcela e pururuca.

Segundo a Coordenadora Estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, Karolline Marques da Silva, a capacitação vai possibilitar aos servidores o aperfeiçoamento do trabalho que é feito junto aos produtores.  "Com esse conhecimento os profissionais vão promover o desenvolvimento de produtos de qualidade, com segurança, agregando valor e colocando no mercado uma maior diversidade de opções para o consumidor", observou.  "Este curso foi um dos melhores que fiz na instituição”, afirmou a extensionista Márcia de Andrade, do IDR-Paraná de Chopinzinho. Karolline adiantou que novas capacitações de aperfeiçoamento para técnicos e agricultores estão sendo organizadas pelo IDR-Paraná e UTFPR-FB.

Reportagem: Roberto Monteiro