IDR-Paraná reúne agricultores e incentiva cultivo de orgânicos na Expoingá 2023 10/05/2023 - 08:24

A produção orgânica não envolve apenas alimentos livres de agrotóxicos, mas contempla todo um sistema que exige cuidado para que o agricultor possa conquistar o certificado. O Paraná é referência em produção orgânica no Brasil.

Aconteceu nesta terça-feira (9), no AgroMuseu, espaço do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) na Expoingá, o Encontro de Agricultura Orgânica, com o tema “Produção Orgânica: o que é e como obter a certificação”. Organizado pelo instituto, em parceria com Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a Sociedade Rural de Maringá, a prefeitura de Maringá e o programa Paraná Mais Orgânico, o evento contou com mais de 80 participantes, entre agricultores, técnicos, alunos e professores.

A produção orgânica não envolve apenas alimentos livres de agrotóxicos, mas contempla todo um sistema que exige cuidado para que o agricultor possa conquistar o certificado. O passo a passo necessário para que ocorra a transição de uma propriedade convencional para orgânica e os detalhes da legislação sobre certificação foram alguns dos temas discutidos no evento. Diferentes programas do Governo apoiam a produção de orgânicos e abrem caminhos para a alimentação saudável chegar à população.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da abertura do evento e reforçou o esforço do Estado para garantir políticas públicas que incentivem o agricultor convencional mudar para produção agroecológica. Ele citou o Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE), o Compra Direta Paraná e o apoio do IDR para cultivo e do Tecpar para classificação adequada.

“Temos um desafio de oferecer 100% de produtos orgânicos na merenda escolar para os mais um milhão de alunos da rede pública até 2030. Os esforços precisam ser intensificados para que este desafio seja viável. É preciso pensar em geração de valor para o produto limpo orgânico para incentivar que cada vez mais produtores se interessem pela agroecologia”, afirmou.

Ortigara também frisou que o mundo está se voltando para uma agricultura mais natural, sustentável. "É um caminho sem volta. Precisamos aproveitar essa fatia crescente e unir forças pra oferecer um alimento isento de produtos químicos aos paranaenses”, disse.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, falou da pressão do mercado por alimentos mais saudáveis e sobre as ações dos técnicos do IDR-Paraná em orientar e criar mecanismos para gerar renda ao pequeno agricultor. “Temos um estado que ainda tem margem para crescer em produção orgânica, mesmo sendo referência no Brasil. Temos capacidade para aumentar o número de produtores certificados. Este evento foi uma ótima oportunidade para discutir um novo modo de produzir, gerar renda e fazer uma agricultura mais sustentável”, disse.

AÇÕES – O Paraná é referência em produção orgânica no Brasil. Com 3.768 produtores certificados, o estado é líder em nacional, segundo os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O segundo lugar fica com o Rio Grande do Sul que possui 3.749 certificados. Os dados são do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, atualizado em maio de 2022.

O IDR-Paraná atua de maneira intensiva para incentivar a produção e o consumo de orgânicos. Com diversas ações, investe em orientação para que o agricultor possa conquistar a certificação e trabalha para fortalecer a comercialização destes produtos, garantindo renda ao agricultor.

O treino-visita é um dos exemplos de capacitação organizada pelo instituto. Funciona como uma iniciação dos agricultores na produção orgânica. Cada uma das etapas do cultivo é implantada em uma propriedade e é replicada na sequência pelos demais produtores, que são acompanhados pelos extensionistas individualmente. Durante o ano, grupos de produtores participam de encontros com técnicos para discutir aspectos da produção orgânica. As reuniões são mensais e os extensionistas também realizam visitas, semanalmente, nas propriedades dos participantes.

Pensando na comercialização, uma das ações desenvolvidas pelo IDR é o projeto Cestas Solidárias, que incentiva a venda direta dos agricultores. Também conhecido como "circuito curto", o projeto cria grupos de consumidores que recebem, semanalmente, cestas com produtos orgânicos diretamente dos produtores. Além de qualidade, as hortaliças, legumes e frutas das cestas solidárias, muitas vezes, têm preços menores do que os valores de mercado. Os consumidores economizam e ainda contribuem para melhorar a renda de produtores familiares.

O valor médio para das cestas, atualmente, tem ficado em torno de R$ 150,00 e cada consumidor recebe duas sacolas por semana. Quem estiver interessado em participar do projeto deve entrar em contato com a Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná pelo telefone (41) 3544-8110 ou pelo e-mail cestassolidariascpra@gmail.com. Para os consumidores é possível a entrada em grupos já existentes ou a formação de novos grupos com pelo menos 15 participantes.