Inova Queijo inicia curso para produtores do Sudoeste do Paraná 02/05/2023 - 16:46

Produtores, manipuladores de alimentos, representantes de agroindústrias e agentes de assistência técnica e extensão rural se reuniram em Francisco Beltrão, na última sexta-feira (28), para participarem do início do Inova Queijo. O evento é um curso de formação de queijeiros, realizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná).
A iniciativa pretende aprimorar o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores, melhorando a qualidade dos produtos. Além disso, o Inova Queijo quer mostrar o potencial, a qualidade e o sabor dos queijos artesanais do Sudoeste do Paraná para o estado, o Brasil e o mundo. O Inova Queijo terá treze módulos, de quatro horas cada com aulas teóricas e práticas.

A abertura do curso, em Francisco Beltrão, contou com a participação de 300 pessoas, de 48 municípios diferentes. Foram montadas três estações dinâmicas para que os participantes discutissem três temas: leite, produção e mercado. Além disso, foi realizado um encontro de lideranças do queijo e uma degustação de queijos regionais.

O sucesso do Inova Queijo levou os realizadores do evento a lançar programas para continuar o desenvolvimento da cadeia de queijo artesanal. No dia 30 de junho, por exemplo, será realizado o Inova Queijo Pocket, na Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão.
A Aprosud e Sebrae também iniciaram o programa de indicação geográfica do queijo do Sudoeste, que deve dar uma identidade própria à produção queijeira da região e contribuir para a conquista de mais mercado.

A produção de queijos e derivados de leite faz parte da cultura do Sudoeste paranaense desde sua colonização. No entanto, os especialistas afirmam que é necessário conectar essa tradição ao futuro, para garantir a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais que têm a produção de queijos como uma de suas fontes de renda. “O Inova Queijo é uma oportunidade para apresentar novas tecnologias aos queijeiros. A iniciativa, que está na segunda edição e acontece a cada dois anos, tem a missão de contribuir para a superação dos desafios que a cadeia produtiva do queijo artesanal enfrenta.”, afirma Rosane Bragatto, gerente regional do IDR-Paraná.

Os encontros são itinerantes e discutem temas como as preferências do consumidor da região Sul do Brasil em relação ao queijo colonial artesanal, saúde e sanidade do rebanho leiteiro, boas práticas de fabricação, princípios básicos da tecnologia de queijos, maturação, embalagem, rotulagem, causas e prevenção dos defeitos/problemas dos queijos, gestão da agroindústria e o mercado de queijos.

O curso promovido pelo Inova Queijo não tem custo para os interessados. Qualquer produtor pode fazer sua inscrição em um ou mais módulos, de acordo com sua disponibilidade, através deste LINK. As aulas acontecem das 13h30 às 17h30, na UTFPR de Francisco Beltrão. O Polo de Pesquisa do IDR-Paraná de Pato Branco vai fornecer o leite para a realização das aulas práticas que exigem, apenas, que o queijeiro tenha participado de 70% dos módulos anteriores.