Mais quatro municípios são credenciados ao sistema de atenção à sanidade agroindustrial 13/04/2023 - 08:06

Com o credenciamento, os municípios podem autorizar agroindústrias que cumprirem todas as exigências sanitárias e de higiene a vender para todo o Paraná.

Mais quatro municípios paranaenses aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR) nesta quarta-feira (12), durante a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina - ExpoLondrina.

Com esses certificados, os municípios tem poder de, por meio de seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM), autorizar agroindústrias que cumprirem com as normas higiênico-sanitárias a venderem os produtos para todo o Estado, extrapolando os limites municipais.

Os credenciados foram Cornélio Procópio, Rolândia, Santana do Itararé e Tomazina. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que concede o Susaf-PR aos municípios, Otamir Cesar Martins, disse que a meta é ter 200 cidades integradas ao sistema até 2026. "Nós da Adapar temos uma rígida fiscalização, mas também uma mão colaborativa para trabalhar em parceria com os municípios", disse.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também ressaltou a necessidade de cuidados com a qualidade e a sanidade dos produtos agroindustriais do Estado por parte dos serviços municipais de inspeção. O Susaf-PR possibilita equivalência desse serviço com o do Estado. "Pressupõe um exame acurado do funcionamento do Sistema de Inspeção Municipa, Mas vale a pena, porque é oportunidade para dezenas, milhares de agroindústrias venderem para 11,5 milhões de paranaenses".

O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que ela esteja registrada no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa).

O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Selo Susaf-PR - Os estabelecimentos interessados em obter o selo Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar no site da Adapar os municípios cadastrados no Susaf-PR. Por meio dos links, a pessoa será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf-PR.

Amenorte - As agroindústrias dos municípios da região de Cianorte também vão conquistar novos mercados. Na última semana representantes da Seab, da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste) e do IDR-Paraná se reuniram em São Manoel do Paraná para discutirem a adesão ao Susaf-PR.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná