Projeto apoia mulheres produtoras de queijo na fabricação, regularização e comercialização 24/10/2022 - 09:31

A produção de queijos artesanais é uma tradição em Araucária. Para melhorar a qualidade desses produtos, a prefeitura criou o Projeto Queijarias de Araucária. O objetivo é regularizar a fabricação, bem como a comercialização de derivados do leite. O projeto fortalece, sobretudo, as mulheres que estão à frente da maioria dos empreendimentos que lidam com a fabricação de produtos lácteos no município. O queijo é o carro-chefe da produção, mas as produtoras ainda fabricam manteiga, requeijão, nata e doce de leite. O Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o IDR-Paraná são apoiadores do projeto, orientando desde o manejo do rebanho leiteiro até a fabricação e apresentação dos produtos.

Atualmente seis produtoras participam do Projeto. Elas seguem receitas próprias ou de suas famílias. A partir da regularização dos empreendimentos, as produtoras poderão comercializar seus produtos em feiras do município (Feira Sabores das Colônias e a Feira do Peixe) ou na própria propriedade, integrando circuitos turísticos de Araucária. “Estamos trabalhando para que a venda se amplie em todo o Estado, e para todo o país. Isso será possível com o “Selo Arte”, disse Renata Kubaski de Araújo, veterinária que atua no Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG).

Acompanhamento - O IDR-Paraná já promoveu cursos de pasteurização lenta, cloração da água e boas práticas de fabricação de alimentos com as produtoras. O Senar-PR, que faz parte do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), vai colaborar com a realização de cursos de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias, em Castro. “Levamos as produtoras a outros municípios para trocar informações com outros queijeiros. Com isso, se aprende muito e todos são muito receptivos”, comentou a veterinária.

Os profissionais da SMAG fazem o controle do rebanho, monitoram a sanidade animal e oferecem orientações sobre boas práticas agropecuárias e de fabricação. As produtoras que aderem ao projeto são orientadas a fazerem a análise da saúde dos animais, o controle da qualidade da água e das instalações. Com a regularização das queijarias será possível ampliar as vendas, oferecendo produtos certificados, sem que suas características artesanais sejam alteradas. Segundo Renata, já foram realizados os trabalhos de segurança, inspeção e registro dos produtos, Agora as propriedades estão passando por uma adequação e a rotulagem está sendo desenvolvida para atender as exigências da legislação.

O Projeto Queijarias de Araucária será lançado oficialmente na feira Sabores das Colônias, que acontecerá no Parque Cachoeira entre os dias 01 e 04 de dezembro deste ano.

A produtora Cristina Patyk e o marido Luiz Carlos Patyk trabalham com queijos há cerca de 20 anos em Araucária. Nas últimas duas décadas as receitas vêm sendo aprimoradas e hoje a família produz em média 20 unidades por dia, intercalando com outros itens derivados. “Contamos hoje com sete animais da raça Jersey que produzem, em média, 60 litros de leite diariamente”, explicaram. Cristina e Luiz Carlos disseram que estão animados com a possibilidade de participar das feiras de produtos coloniais.

Como Regularizar a Queijaria - Interessados em fazer parte do Projeto Queijarias de Araucária devem procurar a SMAG e solicitar uma visita à propriedade. Inicialmente, a visita é de orientação ao produtor. Na oportunidade o técnico pontua o que pode ser melhorado ou que adequações devem ser feitas. Depois das adaptações realizadas, há uma nova visita e orientações. O produto então é submetido a testes de qualidade e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) fiscaliza e emite a certificação.

Capacitação - A próxima capacitação por meio do projeto será realizada nos dias 09 e 10 de novembro, em parceria com a Prefeitura e o Senar-PR. Os participantes aprenderão a fazer diversos tipos de queijo e doce de leite. O curso será voltado às integrantes do Projeto Queijarias de Araucária e haverá também vagas para outros interessados. Informações e inscrições, na SMAG (rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67, no bairro Porto das Laranjeiras), pelo telefone (41) 3614-7530 ou pelo e-mail: smag@araucaria.pr.gov.br

Reportagem: Roberto Monteiro