SUSAF-PR será implantado no município de Cianorte 18/04/2023 - 14:17

As agroindústrias de Cianorte poderão conquistar novos mercados. Até o próximo dia 20 o município deve ser cadastrado no SUSAF-PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Com essa medida as agroindústrias que tiverem o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) poderão vender seus produtos para todo o Paraná. O trabalho tem à frente a Secretaria Municipal da Agricultura, o Serviço Municipal de Inspeção e o IDR-Paraná. Num primeiro momento ao menos 21 agroempreendedores devem ser beneficiados com o cadastramento do município no SUSAF-PR.

No início deste mês, representantes da SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste) e do IDR-Paraná se reuniram em São Manoel do Paraná para discutirem a adesão de outros municípios da região ao SUSAF-PR  O presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, ressaltou a importância dessa ação para reduzir custos, principalmente para os pequenos municípios que não dispõem de recursos para manter uma equipe técnica específica para este fim. Mariana Paiva, médica veterinária e extensionista do IDR-Paraná, destacou a oportunidade que os municípios têm de ampliar o mercado com a adesão ao Sistema. Apesar das vantagens que o SUSAF oferece, os representantes de outros municípios da região prosseguem realizando reuniões para acertarem o cadastro no sistema.

O SUSAF-PR, criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, tem o objetivo de promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais e estadual. O programa é destinado especialmente às agroindústrias familiares e às de pequeno porte. A exigência é que os empreendimentos estejam registrados no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa). O SUSAF/PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo SUSAF-PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, exige-se ainda a manutenção das instalações e equipamentos, o controle de potabilidade de água, a seleção de matérias-primas, ingredientes, embalagens, o controle de pragas e vetores e de temperatura. As agroindústrias também devem contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Até o dia momento a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), que concede o Susaf/PR, registra 26 municípios no Sistema. No site da agência os consumidores podem verificar os municípios cadastrados no SUSAF-PR. Por meio dos links, a pessoa interessada será encaminhada ao site dos municípios, onde estão disponíveis as informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao SUSAF/PR. Segundo Otamir Cesar Martins, presidente da Adapar, a meta é ter 200 municípios integrados ao sistema até 2026.